https://issuu.com/editoramvc/docs/rm_linguagens_vol1_prof-compactado/s/15278386
O que você pode constatar
nesta imagem? O que está acontecendo?
Você pode perceber expressão
de algum sentimento? De que forma?
As imagens que acabamos de observar, é do tempo da Idade Média, época
que Portugal passou a se utilizar da língua galego-portuguesa. Nessa época, na
sociedade portuguesa prevalecia o teocentrismo
no plano religioso, e o feudalismo,
no plano político-econômico. Com o teocentrismo, expressava-se intensa
religiosidade e com o feudalismo, os nobres exerciam os poderes do governo por
meio de um sistema de vassalagem.
Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia
trovadoresca.
Teocentrismo: Deus como centro de tudo.
Feudalismo: regime que une estreitamente autoridade e propriedade da terra, uma relação de dependência entre o senhor e o vassalo.
Vassalagem: espécie de contrato em que os vassalos obedeciam ao senhor e o serviam pela proteção econômica que dele recebiam.
Leia:
Cantiga de amor
D. Afonso, rei de Leão e Castela
Par Deus, senhor,
enquant’ eu for de vós tan alongado,* (*distante)
nunca en maior coita d’amor* (*tristeza profunda),
nen atan coitado foi* eno mundo (*houve)
por sa senhor homem que fosse nado,* (* nascido) penado, penado.
Sen nulha ren*, (* coisa nenhuma, nada)
sen vosso ben, que tant’ hei desejado
que já o sen* (*juízo) perdi
por en* (* por isso) e viv’ atormentado,
sen vosso ben, ced’ é mui guisado, penado, penado.
Ca, log’ ali u* vos eu vi, (*onde) fui d’amor aficado* (*preso)
tan muit’ em mi que non dormi,
nen houve gasalhado* (* nem tive consolação)
e, se m’ êste mal durar assi,
eu nunca fosse nado, penado, penado.
Atividades:
1- Você teve dificuldade na leitura e compreensão
desse texto? O que causou essa
dificuldade?
2- De que tema trata esse texto?
3- Identifique o emissor e o
destinatário dessa mensagem poética.
4- Que expressão de tratamento demonstra a posição de submissão do trovador em relação à mulher amada?
5- A linguagem pode ser utilizada com o objetivo de influenciar, convencer o receptor. Quando isso acontece, dizemos que a linguagem está sendo usada em sua função apelativa. É possível reconhecer nessa cantiga o uso da função apelativa da linguagem? Justifique.
Autor: Nelvi Malokowsky Algeri
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