Variações Linguísticas
As línguas naturais não são puras ou homogêneas. Elas se constituem de inúmeras variações linguísticas, cada qual com sua particularidade. Contudo, por questões políticas, econômicas e sociais, algumas variações são bem quistas, enquanto outras são discriminadas.
As variedades linguísticas marcam a identidade de suas comunidades e são majoritariamente utilizadas nos ambientes familiares e sociais. As diferenças linguísticas estão atreladas a quatro fatores: a identidade do falante e do interlocutor, o contexto social e o julgamento do próprio falante em relação aos outros.
A variação histórica refere-se às mudanças que determinada língua sofre ao longo do tempo:
No dia 3 do prezente mez, na guarda municipal, perdeo-se, ou furtarão do dedo de um dos indivíduos, quando dormia, que estava de guarda no mesmo lugar um anelão de ouro, todo lavrado, e com dous corações unidos dentro do círculo posto no lugar em qáele bota firma: pede se a quem for offerecido que não o compre; pois pretende-se proceder contra a pessoa em cujo se achar. Assegura-se ao Snr. que está deposse do dito anelão, que se o restituir se lhe guardará segredo da graça, ou antes da fraqueza, em que cahio. A pessoa que trocar o referido anelão nesta Typ. receberá 4$rs de gratificação.
DIÁRIO de Pernambuco. Recife, 21 ago. 1849.
VARIAÇÃO GEOGRÁFICA/DIATÓPICA
A variação geográfica pode também se manifestar através de regionalismos, isto é, palavras que são comuns a determinadas comunidades
VARIAÇÃO SOCIOLÓGICA/DIASTRÁTICA: Classe Social
Linguagem informal, considerada menos prestigiada e culta, usada quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.
- Fala, garoto! Beleza?
- Rola um cinema hoje?
- Cadê Pedro? Cê viu ele?
- A gente gosta dele.
- Tá olhando pra onde?
- Valeu, Luísa!
Linguagem formal, considerada mais prestigiada e culta, usada quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade.
- Bom dia! Tudo bom com você?
- Querem ir ao cinema hoje?
- Nós gostamos dele.
- Está olhando para onde?
- Muito obrigada, Luísa!
Referências:
- ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística: Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, volume 1. 9. Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-50. - CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística: Parte II. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, volume 1. 9. Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2012. p. 51-83. - CEZARIO, Maria Maura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, Mário Educardo (org.). Manual de linguística. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 141-156. - BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2015.
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Atividades sobre a letra da música Zaluzejo:
Zaluzejo
Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho
Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho
Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho
Tomar banho depois que passar roupa mata
Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho
Quando for fazer compras no gadefour
Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho
Quando fizer calor e quiser ir pra praia de cararatatuba
Pra não ficar prenha e ficar passando mal, copo d'água
Se você se assustar e tiver chilique, cuidado pra não morrer
Tenho medo de tudo que vejo e aparece na televisão
Mas quando alguém te disser tá errado ou errada
E eu sou uma pessoa muito divertida
E com muito prazer que eu convido agora todos aqueles
1- Existem pessoas que falam da mesma forma que a senhora, que aparece no trecho falado no início da canção? Você conhece alguém que fala assim? É adequado falar dessa maneira? Comente sobre isso.
2- As pessoas precisam ser respeitadas pelo modo como elas falam. Entretanto, o modo de falar da senhora, que aparece no trecho falado no início da canção, pode prejudicá-la de alguma forma em alguma determinada situação? Explique.
3- As palavras apresentadas na canção existem no cotidiano ou foram inventadas? Exemplifique.
4- Leia a frase a seguir e comente expondo sua opinião sobre o assunto: “Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz”
Crédito das atividades: Professora Lucilene Sampaio (slides)
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