Trovadorismo - Música Medieval

 Música medieval do trovador Nuno Fernandes Torneol, com adaptação da banda Legião Urbana e interpretação de Marcelino Ferrer.




Nuno Fernandes Torneol
Pois naci nunca vi Amor

Pois naci nunca vi Amor
e ouço del sempre falar;
pero sei que me quer matar,
mais rogarei a mia senhor:
que me mostr'aquel matador,
ou que m'ampare del melhor.
 
Pero nunca lh'eu fige rem
por que m'el haja de matar,
mais quer'eu mia senhor rogar,
polo gram med'em que me tem:
       que me mostr'aquel matador,
       ou que m'ampare del melhor!
 
Nunca me lh'eu ampararei,
se m'ela del nom amparar;
mais quer'eu mia senhor rogar,
polo gram medo que del hei:
       que mi amostr'aquel matador,
       ou que mi ampare del melhor.
 
E pois Amor há sobre mi
de me matar tam gram poder
e eu non'o posso veer,
rogarei mia senhor assi:
       que mi amostr'aquel matador,
       ou que m'ampare del melhor.


A banda Legião Urbana lançou seu quinto álbum, V, em 1991, no qual abriu com a canção entitulada Love Song

A canção é a primeira estrofe de Pois naci nunca vi Amor, uma cantiga de amor escrita por Nuno Fernandes Torneol no século XIII .

Conta a história do personagem que desde que nasceu nunca viu o amor, porém já ouviu falar dele e sabe que ele quer matá-lo. O eu lírico roga à sua senhor ("senhora", ou seu interesse amoroso) para que ela mostre o assassino ou então proteja-o dele.


Comentários