Leitura e interpretação - Música/Rap: Minha Rapunzel tem Dread, Mc Soffia




Num conto de fadas a Rapunzel joga suas tranças
Na minha história, ela tem dread e é africana
Agora vou contar o meu conto para vocês
Como todas as histórias começa com era uma vez

Era uma vez uma princesa Rastafari que nasceu no reino 
de Sabá
Na minha história quem disse que a bruxa é má?
Meninas unidas pode tudo mudar

Aqui inimiga não vai rolar
Ah, é, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Ahn, ahn, não vai rolar

Na minha história a Rapunzel tem dread
Ela é negra e é Rastafari
Não precisa de um príncipe pra se salvar
Ela é empoderada e pode tudo conquistar

O seu cabelo dread tinha força e poder
Sua beleza africana não tinha o que dizer
Essa história eu inventei porque não vi princesa assim
Só me mostraram uma, ai isso não dá pra mim
Princesa Etiópia, esse nome eu batizei
País que desfruta tudo que eu pesquisei
Estou muito feliz de ver a história acontecer
Crie uma princesa que pareça com você

Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você

Aqui inimiga não vai rolar
Ah, ah, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Não, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar

Na minha história a Rapunzel tem dread
Ela é negra e é Rastafari
Não precisa de um príncipe para se salvar
Ela é empoderada e pode o mundo conquistar

O seu cabelo dread tinha força e poder
Sua beleza africana não tinha o que dizer
Essa história eu inventei porque não vi princesa assim
Só me mostraram uma, ai isso não dá pra mim.

Princesa Etiópia, esse nome eu batizei
País que desfruta tudo o que eu pesquisei
Estou muito feliz de ver a história acontecer
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você.

Fonte: Livro Se Liga na Língua. 8° ano. P. 62-4.



Entendendo a canção: 

01 – O Rap de MC Soffia parte de uma relação de 
intertextualidade, realizada já no título.

a) Quem é Rapunzel? Como a personagem costuma ser descrita 
fisicamente?

b) Por que o dread foi escolhido para caracterizar a Rapunzel do 
rap?

02 – O eu lírico afirma que vai criar uma história nova, diferente.

a) Qual a palavra ele emprega para mostrar que se apropriou da 
história tradicional? A que classe gramatical pertence?

b) Apesar da apropriação, o eu lírico mantém o diálogo com os 
contos de fadas tradicionais. Que fórmula ele repete?

c) Cite outros elementos típicos dos contos de fadas citados no 
rap.

03 – O eu lírico menciona vários elementos da cultura africana, 
que deseja valorizar. Faça uma pesquisa em enciclopédias on￾line acerca das referências para esclarecer as citações feitas pela rapper.

a) O que foi o “reino de Sabá”?

b) Por que o eu lírico escolheu o nome “princesa Etiópia”?

04 – Além de combater o racismo, esse rap também revela outro 
posicionamento social: a defesa do feminismo.

a) O que o rap defende ao afirmar que a princesa não precisa 
de um príncipe para salvá-la?

b) Um dos temas discutidos pelas feministas é a sororidade, isto 
é, a união entre as mulheres baseada na empatia, no 
companheirismo. Como o rap defende essa ideia? Comprove 
com um trecho do texto.

05 – Esse rap de MC Soffia parece relatar uma situação 
autobiográfica.

a) Transcreva os versos em que o eu lírico cita a experiência 
pessoal que teria motivado a produção desse rap.

b) Embora possa ter um público bem amplo, esse rap parece 
falar diretamente com um grupo social. Qual?

c) Qual mensagem é transmitida a esse grupo no verso: “Crie 
uma princesa que pareça com você”?

d) Reformule esse verso acima, excluindo o pronome que e 
fazendo as adaptações necessárias. A troca no verso 
prejudicaria o sentido ou o som do poema?

Comentários