Pontuação - Recomposição da Aprendizagem


 

Discuta com seus colegas: 

1. Para que servem as vírgulas?

 2. Como você pontua seu texto? 

3. Como você decide onde colocar as vírgulas? 

4. Como decide se é vírgula ou ponto final?


Agora assista aos vídeos Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IAbH3Ejl3OM

https://www.youtube.com/watch?v=-6tdXMc6wKU procurando refletir sobre as respostas que você e seus colegas deram para as questões acima.


Feito isso, procure respostas para as seguintes questões:


1. Explique os diferentes sentidos das frases abaixo, procurando encontrar situações em que elas podem ser usadas:

a. Não, espere! / Não espere! 

b. Aceito, obrigado. / Aceito obrigado. 

c. Isso só, ele resolve. / Isso, só ele resolve. 

d. Esse, juiz, é corrupto. / Esse juiz é corrupto.

 e. Vamos perder, nada foi resolvido. / Vamos perder nada, foi resolvido. 

f. “Não queremos saber!” / “Não, queremos saber!”


2. Agora, reúnam-se em grupos e procurem criar frases. Depois das frases prontas, discutam as possíveis interpretações e vejam como o contexto e os interlocutores são importantes para se compreender o uso da vírgula. 

3. E em uma frase como: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro aos seus pés”, onde você colocaria a vírgula? Por quê? 

4. Segue abaixo um testamento deixado por Pedro Pedra. Continue pontuando-o de modo que os bens do personagem passem a pertencer às pessoas indicadas em cada um dos parágrafos do texto.


    Pedro Pedra, um rico comerciante, sentindo que não lhe sobrava muito tempo de vida, escreve, às pressas, seu testamento, deixando de lado a pontuação: “Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres”.    

    O sobrinho, de posse de uma cópia do testamento, pontuou: “Deixo meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres”. 



A cópia chegou às mãos do alfaiate, que pontuou:



 Chega a um pobre, instruído, que trabalhava para o comerciante e pontua: 



A irmã, também de posse da cópia do documento, pontuou: 




Créditos:

Projeto Redigir, FALE/UFMG, 2011 

Material produzido por 

Daiane Evelyn e Carla Viana Coscarelli

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