A Herança - Pontuação


 A herança

Um homem rico estava muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu: “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Mas, antes de pontuar sua frase, ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes. Nesse mesmo dia, todos foram chamados para decidir o impasse. O sobrinho pontuou da seguinte forma: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”. Já a irmã pontuou assim: “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”. O padeiro fez a pontuação que julgou correta: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”. E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão: “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro, nada. Dou aos pobres.” Como não entraram em acordo, o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
2ª Etapa: Fazer leitura oral do texto (pode ser feita pelo professor ou de forma compartilhada, dando ênfase aos sinais de pontuação). Em seguida, observar que os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais, não conseguiríamos entender os textos.
3ª Etapa: Reler o texto e responder à atividade a ele relacionada.
Interpretação de Texto
1) Qual é o título do texto? Quem é o autor?
2) Esse texto é a) ( ) informativo. b) ( ) descritivo. c) ( ) narrativo.
3) Qual é o assunto principal do texto? a) ( ) a herança. b) ( ) a pontuação. c) ( ) a família.
4) Quantos personagens estão disputando a herança? a) ( ) 6. b) ( ) 4. c) ( ) 10.
5) Qual sua opinião sobre a atitude do juiz? Justifique.
6) Se você fosse o juiz, o que faria? Justifique.
7) Quais as diferenças de significado que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
8) Os sinais de pontuação presentes no texto são diferentes? Justifique.
9) Diga o nome e a função dos sinais abaixo. ? _ ! _ . _ ... _

, ___
10) Leia atentamente o texto a seguir. Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
Como você pontuaria esse texto se fosse... a) ... o neto? Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
b) ... a neta? Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
c) ... Renata? Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
d) ... o filho? Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa
e) ... Elisa? Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa

Comentários