IDENTIDADE
QUEM SOU EU
Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
Quem
sou?
O que
significa ser gente?
Tenho
procurado descobrir-me?
Quais os meus defeitos?
E as
minhas virtudes?
O que
eu quero da minha vida?
Para
mim o que é importante na vida?
Se já pensou nisso, está convidado a
continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se!
Não
deixe para amanhã.
Há muito
interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem.
Algumas são movidas pelo espírito científico e educacional, como os sociólogos,
psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios
pais!
Querem
saber quem é o jovem atual, verdadeiro. O que ele quer?
Desejam
saber por que você às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, e,
por outro lado, de pequenas covardias também. Se você fica revoltado com as
grandes injustiças, mas em casa é injusto com seus próprios irmãos...
Outras
têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial
de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de
refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes
da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às
emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
Outras
ainda veem o jovem como uma arma política, cuja força deve ser manipulada,
controlada a seu favor, ou então marginalizada.
Enfim, você está
bombardeado de todos os lados.
(L. Kirchner)
2.Leia o texto e responda :
Quem sou eu?
Quais os meus defeitos e minhas qualidades?
O que eu quero da vida?Quais são os meus ideais?
Sou coerente com o que eu penso e faço? Por quê?
Já encontrei o meu caminho ou ainda estou perdido
na multidão?
Qual a minha reação quando recebo uma crítica
positiva ou negativa?
O que é ser manipulado?
Até que ponto sou condicionado pela sociedade de
consumo em que estou inserido?
Como preservo minha individualidade diante das
pressões da sociedade (família, escola, colegas, novidades etc.).
3. Escreva um pequeno texto falando de você,
no caderno. Aproveite as ideias que você colocou nas respostas do exercício
anterior. Acrescente novas ideias , expresse o que pensa.
Referência: http://retalhossaborososdosaber.blogspot.com.br/2015/02/atividades-para-o-inicio-do-ano-letivo-2.html
Comentários
Postar um comentário